15.05.2017

Vítimas de tráfico de pessoas têm direito à residência permanente no Brasil

Portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública regulamenta a concessão de residência e prevê procedimento simples para regularização das vítimas estrangeiras, respeitando sua frágil situação

Para ter o documento emitido, o estrangeiro deve comparecer pessoalmente à Polícia Federal e apresentar ofício ou parecer técnico do Ministério Público, da Defensoria Pública ou da Auditoria Fiscal do Trabalho sobre a ocorrência do crime e a necessidade de regularização da situação da pessoa vítima de tráfico.

Também é necessário apresentar passaporte ou documento de viagem, declaração de que não responde a processo nem possui condenação penal no Brasil nem no exterior, duas fotos 3×4 com fundo branco e certidão consular em que conste os dados de identificação e filiação.

Caso a documentação apresentada esteja em conformidade com o exigido, o departamento efetuará o registro e confeccionará a carteira de identidade do estrangeiro.

A mudança traz consigo a garantia de prioridade na tramitação de processos de vítimas de tráfico de pessoas, o que confere a celeridade necessária diante da vulnerabilidade dos estrangeiros que se encontram nessa situação.

Prefeitura Municipal de Nova Belém

Av. Carlos Maulaz, 150 CEP:35298-000