17.07.2020

Nova Belém é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 4.337 habitantes.O aniversário do município é no dia 20 de julho, no entanto, o padroeiro é a Sagrada Família no mês de dezembro. O município realiza a “Festa do Café de Nova Belém”, nos meses de Junho ou Julho, quando os cafeicultores estão terminando suas colheitas. A economia do município, como sugere o tema da festa da cidade, tradicionalmente, tem base na cafeicultura. Mas além da cafeicultura e pecuária, a partir do ano 2000 a extração de granito tem incrementado a renda de muitas famílias neste município.

O atual município foi criado inicialmente como um distrito pertencente a Mantena, pela lei estadual nº 3.298, de 14 de dezembro de 1964, tendo emancipado-se pela lei estadual nº 12.030, de 21 de dezembro de 1995, e instalado-se em 1º de janeiro de 1997. Atualmente constitui-se do distrito Santo Antônio de Nova Belém, além da sede municipal.